OFICINA CARTOGRAFIA SENSÍVEL PARA A INVESTIGAÇÃO COM PERFORMANCE EM ESPAÇOS PÚBLICOS Coordenação:
Santiago Cao Oficina-Laboratório de investigação de espaços públicos no(s) entorno(s) do Teatro de Contêiner, no bairro da Luz (São Paulo), para criar e produzir dispositivos performáticos a serem acionados nesses espaços específicos.
Quais os saberes instaurados que nos informam como devemos habitar e nos relacionar nas diferentes partes de uma cidade? Quais desvios são cotidianamente gerados pelos Corpos que as habitam, entendendo esses desvios como relatos outros que trasbordam os saberes normalizantes expandindo e atualizando as possibilidades de agir? A partir da noção de cartografia sensível como instrumento para a investigação com Performance em espaços públicos, nos proporemos a pesquisar os territórios que compõem aquela área da cidade e os Corpos que os habitam, entendendo-os como Corpo político, imprescindíveis para um tipo de prática capaz de desmontar os saberes hegemônicos in-corporados cotidianamente: a política dos afetos, entendendo o afeto como “aquilo que nos afeta” e que tem a capacidade de potencializar ou despotencializar nossa vida. Nesta oficina-laboratório de caráter teórico-vivencial trabalharemos na tentativa de participar dessas produções cotidianas de desvios nos espaços públicos, de somar-nos à com-posição de relatos junto-com as pessoas que por aí transitam e vivenciam, evitando cair na im-posição de relatos produzidos por ações artísticas que, sendo preconcebidas à distância, são levadas para os espaços públicos sem se deter previamente para “ouvir” o que aí já estava se dizendo. Aguçando uma escuta sensível, através do Corpo todo, para a partir daí poder, através da Performance em espaços públicos, participar da com-posição de outros e possíveis relatos que possibilitem a ativação de desvios às normas com a intenção de habitar a cidade de uma maneira mais relacional e menos utilitária.
Duração: Serão 5 encontros de 4 horas cada dia, nos quais trabalharemos tanto de maneira teórica quanto vivencial, cruzando a arte da Performance com questionamentos filosóficos e urbanísticos aplicados a nossas próprias práticas da cidade.
Requisitos para xs participantes: Oficina-Laboratório aberta a quem tiver interesse em participar. Sem restrições de saberes e conhecimentos prévios, pois compreendemos que cada participante tem uma própria e rica experiência e que, na soma e na diversidade delas, a oficina vai se tornar mais interessante e abrangente.
Capacidade limitada (Máximo 20 pessoas). Será proposto utilizar roupas confortáveis para realizar atividades físicas.
QUANDO? 21 a 25 de novembro de 2017 (terça a sábado), das 14 às 18h
ONDE? Teatro de Contêiner da Cia. Mungunzá. Rua dos Gusmões, 43 - Sta. Ifigênia - São Paulo/SP – Brasil
VALOR DA CONTRIBUIÇÃO: R$ 100 (para inscrições até 15/11, mediante envio de email com comprovante de pagamento) R$ 130 (se inscrevendo depois de 15/11) Pedidos de bolsas poderão ser realizados mediante envio de carta de interesse.
laboratoriocartografias@gmail.com http://santiagocao.metzonimia.com/ http://www.ciamungunza.com.br |