Nestes tempos de quarentena(s), queremos convidar-lhes a participar do Curso online introdutório às “Cartografias Sensíveis em espaços públicos” que será coordenado por Santiago Cao.
Estamos conscientes que a atual alteração das dinâmicas normais nas nossas sociedades é uma oportunidade única para observar, por contraste, aquilo que cotidianamente nos passava despercebido. Então, o que podemos (re)conhecer agora? Quais interferências atuais podem estar deixando à mostra as im-posições e com-posições do público das quais estávamos participando? O que estamos vendo nos espaços públicos e o que estamos (sa)vendo sobre eles, afetados pelas notícias que circulam na internet? Saberes que incidem sobre aquilo que vemos, tornando-o num (sa)ver.
A chamada está aberta para todas as pessoas que tenham interesse em pesquisar as atuais normalidades com um enfoque mediado pela proposta das Cartografias Sensíveis. Ainda que esta metodologia tenha sido inicialmente desenvolvida para a pesquisa de espaços públicos — e as estruturas das normalidades que neles se ativam diariamente —, entendemos que a mesma tem também o potencial de provocar "escutas" daquilo que hoje em dia tem ficado em evidência ao se alterar essas dinâmicas sociais. Daí nos perguntamos... o que poderemos "escutar", agora que as antigas normalidades hegemônicas parecem ter sido interrompidas? E se não só se diz através das palavras, mas também através das práticas, quais práticas menores nossos corpos ensurdecidos não conseguiam ouvir? E, precisamente por essa incapacidade de (re)conhecê-las, em quais com-posições opressivas do público poderíamos ter participado sem sequer suspeitá-lo?
Se pudéssemos aproveitar estes tempos para (re)conhecer um pouco de tudo aquilo que diariamente era invisibilizado, então, quando as normalidades voltarem a se ativar com as suas dinâmicas silenciadoras, talvez nossos corpos (re)sensibilizados possam ter a possibilidade de não continuar participando desses silenciamentos opressivos.
Estes serão alguns dos eixos com os quais trabalharemos neste Curso introdutório às Cartografias Sensíveis que vai acontecer de 12 a 17 de outubro, com encontros diários a serem realizados por videochamadas. Cada encontro terá duração de 2 horas e meia e será dada a opção de participar pelas manhãs ou pelas tardes. Por questões metodológicas, as vagas serão limitadas a 15 participantes em cada grupo.
O curso possui taxa de inscrição e oferecemos descontos para estudantes. Pedimos para que as pessoas interessadas em participar nos escrevam um e-mail comentando seus motivos e interesses e enviem para o seguinte endereço: laboratoriocartografias@gmail.com
Quem quiser ler um pouco sobre as Cartografias Sensíveis, pode baixar o texto no seguinte link:
Sintam-se bem-vindxs a participar e agradecemos a divulgação. |